domingo, 27 de dezembro de 2009

"A Vida Feliz do Jovem Esteban", Santiago Gamboa


Este é um livro que me traz memória felizes pela forma como me chegou às mãos. Numa ida em reportagem ao Liceu Jaime Moniz, fiquei a conhecer a Corrente de Leitura promovida pela Prof. Sara Cabral Fernandes, uma apaixonada pelos livros e pelas leituras. Nessa altura deu-me este livro que vinha com uma folha colada na qual ficavamos a conhecer o seu percurso. A ideia era manter a corrente e passá-lo depois de ler. Nessa altura passei-o ao Leonel de Freitas que acredito que não quebrou a corrente.
E foi assim que fiquei a conhecer este que viria a tornar-se num dos meus autores favoritos. Com uma escrita dinâmica, Santiago Gamboa conta histórias de gente comum que passa por situações extraordinárias. Com essas pessoas viajamos no espaço e no tempo até outras realidades que acabam por nos parecer tão próximas pela intimidade da sua escrita.
Aqui conhecemos Esteban Hinestroza que divide a sua vida entre cinco cidades: Bogotá, Medellin, Roma, Madrid e Paris. Assim conhecemos tudo, os seus amores, as suas aventuras, os seus medos mas também a realidade social e política dos conturbados anos 6o.

domingo, 20 de dezembro de 2009

"Inquietude", William Boyd

Apresento-lhe Eva Delectorskaya, a heroína desta livro. Uma jovem e bela russa a viver em Paris para onde foi recrutada como...espia por um inglês misterioso, Lucas Romer que a ensinou a dissimular as suas emoções, a ser a melhor entre as melhores.
Este livro é falado a duas vozes, por um lado Ruth, a filha, por outro Eva, a mãe que decide décadas depois revelar a sua história à sua filha mas com uma clara intenção. Quer que Ruth a ajude a vingar tudo o que passou e a morte dos seus colegas.
Um livro policial onde o suspense marca o compasso da nossa leitura.

domingo, 13 de dezembro de 2009

"Leite Derramado", Chico Buarque


Conhecido músico e compositor, Chico Buarque já tinha demonstrado qualidade na escrita com livros como Budapeste ou Benjamin, mas este seu "Leite Derramado" vai mais além, a uma profundidade emotiva maior. Explora os sentimentos e faz-nos, leitores, senti-los. Aqui acompanhamos a histórias da vida de Eulálio contadas já na velhice, abandonado numa cama de hospital. O amor pela sua mulher e pela filha, o desdém do neto e do bisneto...
Eulálio que testemunhou o luxo da riqueza, acaba por perder tudo até o carinho que de que tanto precisa nesta hora da confissão final.

Tenho fome. Os enfermeiros aqui são rancorosos, com exceção daquela moça, no momento não me vem o nome dela. Na falta dela, alguém precisa de se ocupar de mim. Dispenso salamaleques, odeio intimidades, exijo atendimento neutro, profissional.

domingo, 6 de dezembro de 2009

"Uma Noite Não São Dias", Mário Zambujal


Com uma narrativa dinâmica e fluída, Mário Zambujal transporta-nos para o ano de 2044, o esquisito ano de 2044. Neste tempo os prédios são praticamente auto-estradas, nem é necessário ir para o exterior porque ali se encontra de tudo, inclusive ruas. Acompanhamos o reencontro de dois amigos de infância, António e Jaime, que entretanto, dada a globalização, também na língua, passaram a chamar-se Anthony e James.
É uma história de amor, porque não, e também de intriga, que se lê de uma assentada. Uma boa diversão de fim de tarde.

Arquivo do blogue