domingo, 28 de março de 2010

Mecânica do Coração, Mathias Malzieu


Um pequeno livro e uma grande e ternurenta história de amor.
Um menino nasce de uma jovem mãe às mãos de uma parteira, Dra. Madeleine. Mas a mãe morre no parte e o menino por ali fica. Reza a história que nasceu com um fraco coração o que obrigou a Dra. Madeleine a colocar-lhe um relógio perto do coração, para ajudar a manter o ritmo cardíaco. Mas atenção, que nunca poderia vir a apaixonar-se pois isso seria demasiado arriscado, perigoso para a sua saúde.

O prazer e a alegria do amor pagam-se mais tarde ou mais cedo com sofrimento. E quanto mais se ama mais se sofre. Sente-se a falta, depois o ciúme, a incompreensão, a sensação de rejeição e de injustiça. Fica-se com frio no corpo todo, o sangue gela nas veias.

domingo, 21 de março de 2010

Viagem de um Pai e de um Filho pelas Ruas da Amargura, Baptista - Bastos


Numa Taberna de Lisboa, pai e filho dialogam. O filho tem quarenta anos e sente que falhou na vida. Tentando perceber as razões que levaram o pai a abandonar o lar, faz uma viagem pelas memórias: suas e do seu pai.
O pai, inventor de histórias, falso viajante, procura a redenção na memória de outros tempos e fica a saber que a mulher vestiu luto na noite em que participou a sua falsa morte à família.

Quando eras miúdo andavas sempre comigo; dávamos grandes passeios, procurava sempre respostas para as tuas perguntas. Perguntava-te frequentemente: "gostas do pai? Muito ou pouco?" Durante estes anos todos lembrei-me muitas vezes do teu sorriso confiante.

domingo, 14 de março de 2010

O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde


Basil Hallward é o que eu penso de mim; Lorde Henry, o que o mundo pensa de mim; Dorian é o que eu gostaria de ser noutra época, talvez.

É assim que o próprio Oscar Wilde se refere às personagens centrais deste romance que é uma das suas mais reconhecidas obras.
O pintor Basil Hallward pinta o retrato do jovem Dorian Gray, um belíssimo jovem que se deixa inebriar pela sua própria beleza. À medida que vai mantendo essa sua beleza, vai-se perdendo no percurso da vida. Noivo de uma jovem actriz acaba por levá-la ao desespero de cometer o suicídio porque já então para ele, nada mais importa que a sua beleza.

Arquivo do blogue