Tigre por um dia é uma viagem pelo estranho mundo de Martin Hawkins, um jovem professor com um promissor futuro pela frente que depois da morte dos pais resolve voltar à aldeia Natal para viver com o irmão Pierce e com a cunhada Etti.
Pela mão da autora Anne Haverty o personagem central desta história vai regressar a casa para descobrir e redescobrir novos sentimentos novas sensações diria mesmo que novos mundos dentro daquele em que estava habituado a viver.
Foi então enquanto esperava que Pierce fizesse a sua escolha olhando em redor com renovada atenção que os meus olhos encontraram os de Missy. Ainda não era Missy para mim mas sê-lo-ia muito em breve quando eu lhe desse esse nome inspirado por uma qualquer absurda mas comovente qualidade de orgulho e altivez na sua pose.
Tinha os olhos cravados em mim, brilhantes e insondáveis mas com uma expressão cheia de esperança. É certo que era o mais miserável exemplar de ovelha que se possa imaginar. Escanzelada como se a mãe tivesse sido seca como um osso, com uma orelha descaída e um estranho tom de azul nos olhos...
É uma história quase absurda esta de alguém adoptar uma ovelha mas é também o ponto de partida para uma narrativa que absorve a atenção do leitor a cada linha, a cada página que passa.