sábado, 22 de novembro de 2008

"O escafandro e a borboleta", Jean-Dominique Bauby

Este é um livro escrito na primeira pessoa, por Jean-Dominique Bauby que, aos 44 anos, vê a sua vida mudar por completo, passando da azáfama diária enquanto redactor da revista francesa Elle, para uma cama de hospital onde, mantendo toda a lucidez mental perde todos os movimentos físicos. Vítima do chamado Locked-in Syndrome, consegue apenas respirar e comer por meios artificiais, conseguindo apenas mover a pálpebra do olho esquerdo. É assim que comunica, piscando o olho uma vez para dizer que sim, duas vezes para dizer que não.

É desta forma que vai escrevendo este livro, com a ajuda da sua terapeuta da fala que vai interpretando os seus piscares de olho de acordo com um alfabeto criado por ordem com as letras mais usadas na língua francesa.

Através deste livro Bauby revisita o seu passado, os locais que visitou, as pessoas que conheceu, as decisões que tomou. É uma lição de vida, vinda de alguém que ao ver a vida escapar-lhe por entre os dedos, resolve não acomodar-se e persistir no sonho de ali escrever um livro.

Muito conhecido é o filme baseado neste livro, que ganhou diversos prémios em Cannes e esteve mesmo nomeado para 4 Óscars.


Sem comentários:

Arquivo do blogue