domingo, 21 de dezembro de 2008

"As mulheres que há em mim", Maria de la Pau Janer

Esta é uma história de histórias. Através do relato de Carlota vamos revivendo as vidas da sua mãe Elisa e da sua Avó, Sofia, ambas mortas aos 20 anos. O receio de que o mesmo possa acontecer-lhe misturado com a curiosidade para descobrir mais sobre a vida da sua família e das suas mãe e avó, vão conduzir Carlota ao longo desta história.

Naquela casa habitavam os fantasmas da minha mãe e da minha avó. Soube-o desde criança quando ainda andava rente aos móveis, olhando para estes como as pessoas crescidas para as montanhas recortadas no céu. Tinha de levantar a cabeça e pôr-me em bicos dos pés para ver as cadeiras de balanço de madeira, as mesas de cerejeira, as cadeiras de veludo, as camas de dossel.

É uma viagem através de três gerações de mulheres onde vamos desvendando mistérios e descobrindo a importância de determinados detalhes. 

O meu avô tinha os ossos e o coração de cristal. Os ossos anunciavam-lhe o mau tempo, quando ia haver vento e chuva. O coração andava calado há anos, receoso de quebrar-se a qualquer momento. Adivinhei-o observando aqueles gestos de homem medroso que sabe bem até que ponto a vida dói.


Sem comentários:

Arquivo do blogue