domingo, 4 de janeiro de 2009

"A última lição", Noelle Chatelet

Prepare-se porque esta é uma história real que pode ser dura de se ler.
Mireille, aos 92 anos, plena das suas capacidades mentais, decide que chegou ao fim de um ciclo que quer terminar: a vida.
Um dia, reune os seus quatro filhos e comunica-lhes a sua decisão estabelecendo um dia exacto. Este livro, escrito por uma das suas filhas é o relato desse decisão ao longo dos dias que antecedem o seu último acto.
Concordaste que a existência de uma data precisa contribuiria para aumentar a violência do teu gesto. Foi-te pedido que a data não fosse marcada. De acordo. Já não seria a 17 de Outubro, mas noutra data. Brevemente. Muito brevemente. Uma vã esperança atravessou-me a alma, irrealista como todas as esperanças: seria brevemente, muito brevemente, de certeza, já não naquela data.
À medida que vamos avançando na leitura vamo-nos apercebendo de quão difícil seria lidar com uma situação que teríamos que ser nós a decidir o fim. O que dizer? O que fazer?
Comecei a imaginar a tua última visita. Tudo: os gestos, as palavras. Os olhares. A porta que se abre. A porta que se volta a fechar. A minha chegada, a minha partida, as palavras que era preciso pronunciar. Como dizer? O que dizer? As últimas palavras. Quais seriam as últimas palavras e o último beijo? Onde, quando e como, o último beijo?
Mais do que uma história de morte esta é uma história de vida., um hino à felicidade.
Mireille Jospin era mãe do antigo Primeiro-ministro francês, Lionel Jospin e mãe da escritora Noelle Châtelet.

Sem comentários:

Arquivo do blogue