domingo, 11 de janeiro de 2009

"Sou um escritor frustrado", José Angel Mañas

Este é um pequeno livro que pode ser lido num final de tarde. Uma narrativa acelerada que leva o leitor a embarcar numa história quase mirabolante mas que podia perfeitamente acontecer. Seguimos os passos de J. um professor universitário e conceituado crítico literário mas que nunca conseguiu escrever qualquer romance. Vivendo uma vida frustrada, vendo os seus rivais a escreverem bestsellers J. começa a sentir que a sua vida está a caminhar para o abismo.

Sou um escritor frustrado e esta circunstância determinou em grande parte as minhas difíceis relações com o mundo exterior. Se tivesse podido satisfazer a minha paixão pela escrita, não estaria agora onde estou.

Tudo muda quando aceita dar uma vista de olhos num manuscrito de uma sua aluna, a jovem Marian. Apesar de reticente, resolve ler o livro descobrindo que tem um brilhante romance entre mãos. A ganância fala mais alto e acaba por enrolar a jovem, respondendo de forma grosseira que o livro era demasiado amador, mal escrito mesmo. Mas todo o plano fica mais difícil de esconder quando J. publica o seu livro que é de facto o livro de Marian.
O que fazer? Nada mais lógico lhe ocorre do que sequestrar a jovem, deixando-a em cativeiro para que não possa denunciá-lo. Mas todos os planos têm falhas e este não é excepção.

Sem me dar conta, tinha posto em marcha um processo difícil de parar. As edições do romance seguiam-se umas atrás das outras. O processo foi tão vertiginoso que se fizeram importantes estudos sociológicos sobre o fenómeno. No entanto, muito depressa toda aquela engrenagem se voltou contra mim e começaram as pressões para que escevesse mais.

Mas como escrever mais se nem o primeiro tinha sido seu?
Este é um pequeno livro da colecção Pequenos Prazeres da editora Asa que faz um preço de editor muito acessíveL: 2,50€. A prova de que a boa leitura não tem necessariamente que ser cara.

Sem comentários:

Arquivo do blogue