domingo, 1 de março de 2009

"Esta História", Alessandro Baricco

Este livro é o mais recente livro do escritor italiano Alessandro Baricco que marcou os leitores portugueses com livros como Seda ou Oceano Mare.
Neste livro fazemos uma viagem no tempo até ao início do Séc.XX e ao aparecimento do primeiro automóvel. O autor dá-nos a conhecer a procura do sonho por Libero Parri um agricultor que decide vender as suas terras e animais para montar a primeira oficinal automóvel isto mesmo antes de ter visto qualquer exemplar. Este sonho incute no seu filho Ultimo o rumo do seu destino. Sob a influência da paixão do pai por automóveis, Ultimo tem um sonho que é claro desde o início: construir um circuito, um espaço que na altura não tinha ainda existência real.
Tudo faz mais sentido quando um novo personagem se cruza com Esta História: o conde. Um homem rico rendido aos prazeres automobilísticos que contrata Libero não só como mecânico mas também como co-piloto. Mas a chegada do conde não trará apenas benefícios e acaba mesmo por alterar a harmonia familiar.
Com este livro acompanhamos não apenas a história de Ultimo mas também os pontos marcantes da História do Séc. XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue