domingo, 19 de abril de 2009

Firmin, Sam Savage

Dê largas à imaginação, abra a porta à criatividade. Apresento-lhe: Firmin, uma ratazana que nasceu na nos arredores da Pembroke Books, uma livraria em Boston, onde aprendeu a ler devorando (literalmente) as páginas de um livro. Mas como o próprio Firmin diz "uma ratazana culta é uma ratazana solitária"...

Ostracizado pelos irmãos que o consideram o mais fraco da prole, Firmin não encontra conforto na figura maternal - uma alcoólica que raramente consegue alimentar os seus filhos - e quando esta desaparece Firmin não encontra outra solução do que que procurar o seu rumo encontrando assim a Pembroke Books e descobrindo a sua paixão pelos livros e a amizade (unilateral) pelo dono da livraria Norman.
À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam- se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.

Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é um livro que cativa do princípio ao fim e que transporta o leitor numa viagem pela condição humana com todas as suas características. Firmin é divertido e trágico, como diz o autor, "como todos nós".

Sem comentários:

Arquivo do blogue