domingo, 25 de outubro de 2009

Ainda Alice, Lisa Genova

Com este livro vamos conhecer a história de alice. Professora na conceituada universidade de Harvard, habituada a viajar permanentemente para fazer palestras pelo mundo fora, Alice tem uma mente brilhante. Casada com Paul, também ele professor, também ele brilhante investigador, no vocabulário de Alice não figuravam palavras como incapacidade, limitação.

Até que um dia lhe falta uma palavra numa palestra para uns dias mais tarde parar a meio da corrida diária em que percorre sempre o mesmo trajecto, e não saber, naquele preciso momento, qual o caminho a seguir. Aos 50 anos o diagnóstico não podia ser mais assustador: Alzheimer Precoce. O seu mundo começa então a ruir.

Com este livro - que mais do que um romance, é um relato feito por uma autora que é também investigadora na área - somos guiados pela realidade desta doença que atinge não apenas os pacientes mas todos os que os rodeiam de forma inequívoca e inevitável.

A cada dia que passa acompanhamos a luta de Alice por não perder o controle da sua vida, os exercícios que faz, as concessões, a tristeza do marido, dos filhos. Mas acompanhamos sobretudo a inevitabilidade do passo seguinte, quase como se tentássemos não virar a página porque ao fazermos tardar esse momento fazemos tardar o futuro que sabemos certo.

Se é verdade que esta é a história de uma descida ao abismo, como retrata a própria sinopse do livro, também é verdade que é uma história de esperança. Diria mesmo que é um livro que todos temos que ler para que possamos compreender a dinâmica daquilo a que chamamos vida.


Sem comentários:

Arquivo do blogue