domingo, 14 de fevereiro de 2010

As Batalhas no Deserto, José Emílio Pacheco

Este pequeno livro conta a história de um amor impossível, narrada numa obra que ainda guarda espaço para abordar temas como a corrupção social e política, a modernização do México ou o desaparecimento do país tradicional.
Aqui conhecemos a história do amor de Carlitos pela mãe do seu amigo Jim. Através da visão deste menino vamos conhecendo a realidade do México, as famílias, os negócios, os amores e desamores.

Graças à briga, o meu pai ensinou-me a não desprezar. Perguntou-me com quem me tinha enfrentado. Chamei "índio" ao Rosales. O meu pai disse-me que no México éramos todos índios mesmo sem saber nem querer. Se os índios não fossem ao mesmo tempo os pobres ninguém usaria essa palavra como um insulto.

Este livro venceu diversos prémios literários como o Prémio Internacional Octavio Paz ou o Premio Ibero-Americano Pablo Neruda.

Sem comentários:

Arquivo do blogue