domingo, 7 de fevereiro de 2010

Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos


Este é um livro que tem marcado gerações como a comovedora história do pequeno Zezé e da sua amizade com o seu querido Portuga: Manuel Valadares.
A crise abate-se sobre a família de Zezé e o dinheiro mal chega para alimentar todos. Por isso a paciência também se esgota mais facilmente para as traquinices do caçula que acaba por apanhar quase todos os dias. Pensa que ninguém gosta a sério dele a não ser o seu pé de laranja lima que cuida com toda a atenção. Isto até conhecer Manuel Valadares, um portuga que tem um lindo carro. Apesar do primeiro encontro não ter corrido da melhor forma a verdade é que acaba por acontecer ali uma bela amizade que irá "terminar" de forma trágica.

No final, José Mauro de Vasconcelos faz uma confissão:
Os anos se passaram, meu caro Manuel Valadares. Hoje tenho quarenta e oito anos e às vezes na minha saudade eu tenho a impressão que continuo criança. Que você a qualquer momento vai me aparecer me trazendo figurinhas de artista de cinema ou mais bolas de gude. Foi você quem me ensinou a ternura da vida, meu Portuga querido

Sem comentários:

Arquivo do blogue