domingo, 25 de janeiro de 2009

"Gente de Dublin", James Joyce

Este pequeno livro de contos de um dos mais conceituados escritores da literatura internacional é incrivelmente fácil de ler. Acho que muitas vezes deixamos de lado os clássicos e os escritores de renome por acharmos que serão demasiado densos, difíceis mesmo de ler. É um preconceito que temos que ultrapassar. Este é um bom livro para dar esse primeiro passo.

Nestes contos Joyce fala da sua cidade natal, Dublin, reflectindo o apego à terra que tanto sentiu. Apresar de ter saído de Dublin rumo a Paris e de ter vivido muitos anos fora da Irlanda, a verdade é que a sua escrita reflectia a saudade da terra.

Nos vários contos os personagens lidam, de uma forma ou de outra, com esse apego à cidade, como logo no primeiro: Eveline.

Encontrava-se em pé no meio duma grande balbúrdia, na Estação de North Wall. Frank acenou-lhe com a mão e Eveline percebeu que falava com ela acerca da passagem. A estação regurgitava de soldados, com malas castanhas. Pelas largas portas da plataforma entrevia-se o barco, uma vasta massa escura com as vigias iluminadas. Eveline nada respondeu. Sentia-se fria, pálida e aflita, e só pedia a Deus que a dirigisse, que lhe mostrasse qual o caminho a seguir, qual o seu dever. O barco lançou um longo e estridente apito no nevoeiro.

James Joyce escreve a cidade tal como a via. E se por um lado há um apego, por outro existe uma rejeição relativamente aos valores. O próprio disse que: A minha intenção era escrever um capítulo da história moral do meu país e escolhi Dublin como cenário porque a cidade se me afigura como o centro da paralisia. Tentei apresentá-la ao público indiferente sob quatro dos seus aspectos: a infância, a adolescência, a maturidade e a vida pública.Cheguei à conclusão de que não consigo escrever sem ofender as pessoas.


Sem comentários:

Arquivo do blogue