domingo, 8 de fevereiro de 2009

"Ele foi Mattia Pascal", Luigi Pirandello

Luigi Pirandello, nobel da literatura, ganha agora um novo fôlego na divulgação em Portugal com a editora Cavalo de Ferro.
Este é um livro que para além de ter uma tónica de sátira social tem também um pouco de suspense e até, porque não, de romance. O protagonista, Mattia Pascal, sente-se preso numa vida monótona, cansado de um casamento que não funciona, persiguido por uma sogra metediça, atormentado por credores. É assim que depois de muitas reviravoltas ao ver um jornal publicar uma notícia da sua própria morte, não hesita, e parte em busca de uma outra vida. 

Reli com semblante feroz e de coração em sobressalto não sei quantas vezes aquelas poucas linhas. Num primeiro momento, todas as minhas energias vitais se reuniram violentamente para protestar: era como se aquela notícia tão irritante no seu impassível laconismo, fosse verdadeira também para mim. 

E é assim que ao ler a notícia e aproveitando um prémio que tinha ganho ao jogo Mattia Pascal decide morrer. Parte para uma nova vida mas a verdade é que depois, tudo aquilo que lhe causava revolta contribui para o seu regresso. Mas será que a vida ainda é o que era?...

Sem comentários:

Arquivo do blogue