domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Instruções para Salvar o Mundo", Rosa Montero

Este é o mais recente livro da escritora espanhola que já havia conquistado o público leitor português com livros como A Louca da Casa, a Filha do Canibal ou o Coração de Tártaro.
Neste livro cruzam-se personagens que muito peculiares cujas histórias acabam, inevitavelmente por cruzar-se: um médico acomodado e insatisfeito com o rumo da sua vida, um taxista viúvo que não consegue ultrapassar a morte da mulher, uma antiga professora universitária que caiu em desgraça e uma belíssima prostituta africana.
Num cenário de subúrbio este livro percorre estas histórias que poderiam perfeitamente acontecer perto de nós, conduzindo o leitor por uma narrativa fluída que torna difícil uma pausa na leitura.
Temas como a toxicodependência, a prostituição, o amor e a amizade são aqui abordados com mestria por Rosa Montero.
Numa recente entrevista a autora disse que a literatura ajuda a salvar o mundo, porque os romances são os sonhos da Humanidade e se não houvesse romances, a Humanidade seria muito mais louca do que já é. Além disso - defendeu - os romances permitem-nos uma relação com o inconsciente, que se aflore os fantasmas do inconsciente colectivo que fazem com que nos reconheçamos, sejamos muito mais sábios, saibamos mais sobre nós mesmos e sejamos mais sãos, também.

Sem comentários:

Arquivo do blogue