domingo, 22 de março de 2009

O Homem Sentimental, Javier Marías

Esta é uma história de amor, na qual o amor não se vê nem se vive que que se anuncia e se recorda. Estas são as palavras do próprio escritor espanhol que, com este livro venceu o Prémio Nelly Sachs.

Neste livro vamos seguir os passos de um famoso cantor de ópera conhecinho como o Leão de Nápoles que será o narrador desta história de amor vivida em Madrid por altura de uma paragem para uma ópera.: Natália a misteriosa e melancólica mulher de Manur, um imponente e apaixonado banqueiro.

Não se se vos conte os meus sonhos. São sonhos velhos, fora de moda, mais próprios de um adolescente que de um cidadão. São simultaneamente prenhes de episódios e precisos, um pouco vagarosos ainda que de grande colorido, como os que poderia ter uma alma fantasiosa mas no fundo simples, uma alma muito organizada. Sã sonhos que acabam por cansar um pouco, porque quem os tem acorda sempre antes do seu desenlace, como se o impulso onírico se esgotasse na representação dos pormenores e se desinteressasse do resultado, como se a actividade de sonhar fosse a única ainda ideal e sem objectivo.

Com este livro vamos, enquanto leitores, conhecer não apenas a vida e a história de amor vivida pelo Tenor Leão de Nápoles, mas também alguns dos meandros do mundo da ópera.

Sem comentários:

Arquivo do blogue