domingo, 5 de abril de 2009

As Terças com Morrie, Mitch Albom

Esta é uma história real, um livro que marcou não apenas as vidas dos seus intervenientes mas que acaba por marcar também a visão sobre a vida dos próprios leitores.

Mitch foi aluno de Morrie e sempre quis voltar a vê-lo mas acabou por ir deixando sempre para depois, com as usuais desculpas da falta de tempo até que um dia vê uma notícia a dar conta de uma grave e incurável doença de Morrie. A partir daí e durante 14 Terças-feiras vão encontrar-se e manter conversas sobre os mais diversos temas como morte, família, emoções, entre outros.

- Comecemos com esta ideia. - disse Morrie - Toda a gente sabe que vai morrer mas ninguém acredita nisso. Estava com disposição de negociante, nesta terça-feira. O tema era a morte, o primeiro assunto da minha lista. Antes de eu chegar Morrie tinha escrevinhado algumas notas em pequenos papéis brancos para não se esquecer. A sua caligrafia trémula era agora indecifrável para outra pessoa que não ele.

Este não é um daqueles livros que lemos e em que vamos imaginando os vários possíveis fins escolhidos pelo autor. Aqui, a única coisa certa é o fim do livro. A morte. Por isso a sugestão que deixo ao leitor é de que aproveite o princípio e o meio e aprenda com a experiência de quem viveu uma vida tão repleta como a de Morrie Schwartz.

Sem comentários:

Arquivo do blogue